terça-feira, 12 de abril de 2011

Churrasco de Ganso

Jamais espere encontrar aqui qualquer post sobre carnes exóticas. Javali, jacaré, pato, rã, coelho, carneiro, bode, ganso e outras dessas iguarias. Não gosto deste tipo de carne, não como nem em churrascaria e prometo que nunca assarei nenhuma carne destes pobres bichinhos na minha churrasqueira.

Mas na Vila Belmiro alguém pensa diferente. Estão fazendo um belo churrasco do nosso PH Ganso. Entretanto, acho que ele próprio está contribuindo muito para que isso ocorra. Falta a ele, seus assessores, à diretoria do Peixe e aos investidores da DIS um pouco da malandragem do mundo do futebol. Se ele quer tanto ir embora que arrume alguém para pagar a multa, oras. Pedir para reduzir o valor da rescisão soa rídiculo. Ou seja, o Santos tem contrato assinado com ele, ganhando 130.000,00 por mês e multa de 50 milhões de euros e a proposta dele para renovar é que triplique o salário e caia a multa pela metade. Nunca vi proposta mais sem nexo em toda a minha vida. O irmão e assessor dele, um tal de Papito, me parece totalmente despreparado para cuidar de um negócio de milhões de euros. Qual a sua experiência no mundo do futebol ou no mundo dos grandes negócios? Será que ele já tocou alguma empresa, alguma micro empresa ou mesmo uma barraca de camelô. Penso que não.

A diretoria do Santos, por sua vez, é ingênua demais. O Luís Álvaro acreditar que o Andres Sanchez do Corinthians não vai contratar o Ganso porque foi combinado num almoço é como acreditar em político honesto. No futebol nego quer é ferrar o outro e ganhar sua comissão, que ninguém é de ferro. Além disso, se o Santos tem um contrato com o cara até 2015, com multa alta para o exterior e ele ganhando pouco (para os padrões do futebol) pra quê ficar procurando ele para aumentar o salário? Eu também nunca vi isso, o empregador insistindo para triplicar o salário de um funcionário que está contente com o salário que recebe. Só no Santos F.C. mesmo.

A DIS obviamente vê o Ganso como uma commodity, aplicou 10, hoje vale 40, ela quer realizar o lucro. Não importa se vai para o Corinthians, para Itália ou para o Iraque. Ela quer vender, pegar o dela e ele que se vire. Vai ficar com fama de traíra, safado, mercenário, é problema do jogador e não do investidor. Pense se você não faz o mesmo com seu dinheirinho aplicado em fundos no seu banco.

Agora só falta fechar com a agência do Ronaldo. O Fenômeno, que também sempre gostou pouco de dinheiro, já procurou o Neymar, o Lucas (do São Paulo) e até o Jean Chera pra contratar e todo mundo: "não Fenômeno, vou pensar, obrigado pela proposta mas deixa pra outro dia, a gente se fala aí, valeu", ninguém topou. Só falta o Ganso, o sabe tudo, ser o único esperto do mundo, e fechar com o cara. Tá na cara que o que o Ronaldo quer é ganhar dinheiro às custas do suor dos outros e mais nada. Ele fecha uma propaganda pro cara e fica com 20% de comissão. Até eu...

Eu só acho que se ele quer ir embora, que vá, arrume um clube para pagar a sua multa, abra mão da parte dele que o valor cai, proponha ao clube da Europa que não lhe pague salário por um ou dois anos, assim o clube se anima a pagar a multa e ele pode ir correndo morar na Itália e sair para comer pizza com o Leonardo (mas corra pois logo o Léo vai se mudar hein...).

Agora se quer ficar, renova logo e foca no futebol pois do jeito que tá não tá bom pra ninguém e a torcida já está perdendo a paciência.

Que o Peixe arrebente amanhã e volte pra briga pela Terceira Libertadores e o tri Mundial.

domingo, 10 de abril de 2011

Muricy Ramalho e o Bife de Tira




Qualquer pessoa que entenda um pouquinho de futebol, até mesmo sendo mulher, sabe que não é depois de um ou dois treinos, com um time completamente desfalcado e que vem de péssimas jornadas há algum tempo, que um técnico de futebol consegue imprimir a marca do seu trabalho. Com o Muricy não seria diferente.
O time do Santos não vem jogando bem há várias partidas. Não dá pra saber o que aconteceu pois o time é praticamente o mesmo do primeiro semestre de 2010, que encantou o Brasil. Hoje o time do Santos parece mais uma excelente banda de rock que não ensaia, só se encontra nos shows, e seus integrantes tem outras preocupações. A música não rola, todo mundo erra o tom e a platéia fica estupefata, pois eles tocavam tão bem, é só ouvir os últimos discos.
Assim, devemos esperar os próximos jogos para ver, se, de fato, Muricy conseguirá se impor perante a molecada que anda da mesma forma que classe de ensino médio quando falta professor e vem o substituto, uma baita bagunça.

Quanto ao bife de tira este sim cumpriu com minhas expectativas.
Sempre que vejo a foto daquele bifão fino em sua largura, mas espesso, com uma bela camada de gordura e assado ao ponto, me dá água na boca. Sempre tive vontade de comer e nos últimos tempos de fazer. Mas não sabia como. Procurava o corte nos açougues premium e nos supermercados e nunca achava, e, ainda, não sabia de que peça derivava aquele corte.
Neste fim de semana achei uma publicação que explicava como fazer. É extremamente simples. Pegue uma peça de picanha de no máximo 1,2kg. A picanha tem a forma de um triângulo, e, para fazermos o Bife de Tira primeiramente temos que cortar a ponta do triângulo. Depois cortamos os dois lados da picanha perpendicularmente deixando somente o meio da peça, transformando aquele triângulo em um quadrado. Daí cortamos este quadrado ao meio verticalmente, sem separar os pedaços. Pronto: temos um belo bife de tira como pode-se ver nas fotos abaixo.
A forma de assar é semelhante a de outros cortes: colocar em uma grelha a uns 8 cm do fogo, somente colocar a carne quando a grelha estiver bem quente, temperar com sal grosso triturado, virar a carne somente quando o lado que estiver por cima começar a sangrar e, quando o sangue começar a sair do lado que já ficou embaixo é hora de tirar a carne e começar a comer.
Hoje, como fiz um mini churrasco, somente para minha esposa e eu, acabei servindo com um arroz fresquinho e uma bela salada de rúcula. Se outras pessoas estivessem presentes, com certeza iria fatiando os bifes aos poucos, em pequenas tiras, e servindo com pão e molho de cebola, para, assim, o churrasco durar mais tempo.
Ah, quase me esqueço. Cerveja bem gelada para beber. Não inventaram ainda bebida melhor para acompanhar um belo churrasco de domingo.
Boa semana à todos e, qualquer hora talvez eu volte.

Domingo de estréias


Já vou logo falando que isso aqui não é idéia minha.
Minha mulher acha que eu trabalho demais e não me distraio, não tenho nenhum hobby, não pratico nenhum esporte com regularidade, essas coisas. Aí, após conversarmos algumas vezes, principalmente em mesas de bar, chegamos à conclusão de que o que eu realmente gosto é de churrasco (comer e fazer) e futebol (Santos Futebol Clube, para ser mais específico). São estes os meus hobbys.
Como ela tem um blog há mais de 4 anos (mais pra frente eu falo sobre ele), ela insistiu para que eu fizesse um blog sobre essas minhas paixões. Serviria como uma terapia para mim.
Duvido que dê certo.
Não é clichê machista não, é que eu me conheço. Nunca levo nenhuma atividade extra curricular adiante. Assim foi com a natação, judô, futebol de salão, karatê, hapkidô, musculação, spinning, corrida de rua, regime, dieta, surf, coleção de selos, curso de desenho, entre outros, eu nunca segui com nada. Sempre parei na metade ou bem perto do começo.
Vamos ver com isso aqui.
O fato é que sempre gostei de comer churrasco. Não só pelas carnes ou pelos acompanhamentos mas o que mais me fascina no churrasco é o tempo que levamos para aproveitá-lo. Dá para beliscar, bebericar, conversar com os amigos, zoar com os menos favorecidos intelectualmente e esteticamente, tudo isso antes de começar a comer a carne.
Desde de pequeno domingo era dia de churrasco. Na casa dos meus avós, com meus pais, tios, tias e primos reunidos fazíamos a confraternização em volta de uma churrasqueira, com meu pai pilotando-a.
Meu pai sempre foi o churrasqueiro oficial da família e por isso nunca fiz um churrasco de família e tampouco o ajudei pois ele nunca gostou de ninguém perto de sua churrasqueira. Mas sempre fui um observador atento.
Há alguns meses, porém, mudei-me para um apartamento com varanda e churrasqueira e passei a fazer os meus churrascos. Confesso que alguns não ficaram nada bons. Entretanto comecei a pesquisar um pouco na internet, ler algumas publicações e eis que virei um belo churrasqueiro aprovado por várias pessoas (amigos e parentes, é verdade) e até pelo meu pai.
Essa é a história do churrasco. A história do futebol é praticamente a mesma. Desde pequeno vou à Vila Belmiro (moro em Santos/SP), sofri por 18 anos na fila, mas vi meu time ser campeão ao vivo, no estádio, por algumas vezes. Adoro ler sobre futebol, principalmente em blogs, e acompanho tudo o que sai sobre meu time na imprensa. Vira e mexe estou dando uma de comentarista com meu irmão ou com a minha esposa mesmo, e as vezes falando diretamente (sozinho) com o comentarista da TV. Então vou aqui extravasar um pouco esse lado torcedor, sem fanatismos, mas com uma pitada de humor e ironia.
Assim, no domingo em que estréia o Muricy Ramalho como técnico do Peixe, no domingo em que eu fiz, pela primeira vez, um belo Bife de Tira, estréio este blog, na esperança de que alguém um dia o veja, quem sabe até leia alguma coisa e que até comente aqui sobre algo que escrevi (até parece....). Espero que gostem.

Daqui há pouco volto para falar sobre o Bife de Tira (com fotos) e sobre a estréia do Muricy.